Blog do Dell'Orso

Fique por dentro de tudo

Igreja ou espaço para festa: qual escolher primeiro? #nocaminhodoaltar 3

  • por Dell'Orso Buffet
  • novembro 2016

Chegamos ao terceiro artigo da série #nocaminhodoaltar do Buffet Dell’Orso para falar de uma grande dúvida de muitos casais. Veja algumas dicas

Durante o período de planejamento de um casamento, os noivos têm muitas decisões a tomar e a ordem das coisas faz muita diferença. Como falamos semana passada, um dos primeiros e mais importantes passos é decidir para quantas pessoas será a sua festa, para definir qual é a base da sua lista de convidados. Claro que ela vai ser um pouco modificada ao longo dos meses, mas ter ideia se vocês farão um evento para 80 pessoas ou para 200 vai nortear todas as demais decisões em relação ao casamento.

Feito isso, é possível pensar e escolher que tipo de casamento vocês querem fazer. O casamento pode ser formal, informal, familiar, intimista, grande, pequeno, religioso, civil, entre outros. É preciso decidir se terá casamento religioso em alguma igreja, ou apenas a cerimônia civil e uma festa. Ou ainda, se irão fazer a cerimônia religiosa e a festa no mesmo local ou o civil no local da festa… São decisões essenciais para definir o casamento. A partir dessas decisões o casal pode buscar igrejas e buffets de acordo com os objetivos e as datas disponíveis.

** Tempo

O ideal é fazer essas primeiras definições cerca de 1 ano antes da data que os noivos pretendem se casar. Isso porque muitos espaços de eventos, buffets e igrejas são disputados e não têm muitas datas disponíveis. Para garantir que o seu casamento seja na época desejada, vale a pena pesquisar com antecedência.

É necessário conciliar a disponibilidade da igreja (independente da religião), do celebrante, do espaço de eventos e dos demais fornecedores.

** A data

Muitas vezes o casal tem um mês já pré-escolhido para o casamento, mas não a data exata. Mesmo que tenha em mente o dia, vale a pena ter alguns cuidados como: observar se a data não cai em algum feriado, se coincide com eventos locais ou nacionais, como final de copa do mundo. Se é aniversário de alguém muito importante da família de um dos noivos (ex: aniversário de 80 anos da avó da noiva), etc. É bom escolher uma data que facilite a presença de seus convidados, que não seja tão difícil para quem trabalha e nem quem more longe.

** O espaço

A tradição sempre diz que as pessoas que querem se casar na igreja católica devem primeiro pesquisar a igreja, pois as mais bonitas são muito concorridas e é difícil ter data disponível. Isso segue sendo uma realidade. Porém, isso vale somente para quem quer casar nessas igrejas. Hoje em dia, bons espaços de eventos, como os salões do Buffet Dell’Orso, têm muito mais procura que igrejas. Isso porque eles são procurados tanto por quem quer casar em igrejas quanto por quem não quer, independente da religião. Hoje o Buffet Dell’Orso possuí salões para mini-weddings e também para a cerimônias convencionais, podendo ter até 400 pessoas no espaço. Portanto: primeiro procure o local onde irá realizar a comemoração do seu casamento. Fora que atualmente, muitas pessoas fazem a celebração religiosa no próprio espaço ou, ainda, o casamento civil, tornando o local como o ponto único do casamento. Na hora de pesquisar onde fazer sua festa, leve em consideração o tipo de evento quer fazer e então pesquise na Internet, fale com amigos que tenham casado recentemente, consulte revistas e sites de casamento e o mais importante: visite locais pessoalmente para escolher o que mais combina com seus objetivos.

** A igreja

Se os noivos escolherem casar em uma igreja católica, a antecedência da reserva depende se a igreja é famosa e badalada na cidade ou uma igreja mais simples, de bairro. Há igrejas que precisam ser reservadas muito antes pois tem listas enormes de espera, já outras podem ser reservadas com menos meses e de forma mais tranquila. Em outras religiões vale consultar como é o procedimento da igreja. Outra ideia possível é fazer a cerimônia religiosa no local da comemoração, há padres, pastores e celebrantes que aceitam este tipo de casamento. Neste caso, o casal deve conversar e ajustar todos os detalhes com o celebrante e o espaço do evento.

Por Redação Dell’Orso


Tags: buffet casamento igreja mini wedding Noiva


Contato Moema
Contato Ibirapuera
Redes Sociais
Aprovado pelo CAES
Desenvolvido por Marketing Chef © 2016.