Blog do Dell'Orso

Fique por dentro de tudo

12 tipos de eventos corporativos

  • por Dell'Orso Buffet
  • novembro 2017

Você sabe diferenciar os diferentes tipos de eventos corporativos? Conheça cada um deles.

Os eventos corporativos têm o poder de quebrar a rotina, renovando a energia dos colaboradores e parceiros para atuar melhor nas tarefas de trabalho e até na vida pessoal, deixando sua equipe mais bem-disposta e feliz.

Por esses motivos, é de extrema importância que, você como organizador de eventos entenda as diferenças entre os eventos para acertar na hora de definir a finalidade e escopo geral do trabalho e colocar seus planos em ação.

Agora que você já sabe como planejar o seu evento, precisa pensar nos seus objetivos. Você quer aumentar seu networking? Treinar a sua equipe? Motivar os colaboradores?

Existem diversos tipos de eventos corporativos, para cada um desses propósitos tem um evento certo, com características, abordagens e objetivos diferentes.

Nós fizemos uma seleção dos tipos de eventos corporativos mais comuns. Assim você pode se inspirar no planejamento dos seus próximos eventos.

1- Confraternização

Seja para comemorar resultados, ou apenas melhorar a integração da sua equipe, a confraternização é o evento mais divertido e simples de organizar.

Isso acontece porque que dependendo dos seus objetivos e dos recursos disponíveis pela empresa, o planejamento pode ser um trabalho realizado pelos próprios funcionários, como os das áreas de Marketing, Relações Públicas, e Recursos Humanos.

Comemorações como o aniversário da empresa, o fechamento de uma grande tarefa, arremate de um negócio importante, mudança nas diretrizes ou crescimento da empresa e datas comemorativas, como fim de ano, início do descanso anual, Carnaval, entre outras.

Também existe a possibilidade de as confraternizações virarem uma cultura organizacional, com almoços semanais com toda a equipe, ou uma reunião mensal para conversar sobre os desafios e conquistas de cada setor.

Já eventos de maior porte, como as confraternizações de final de ano podem ser mais trabalhosos de organizar e exigir a contratação de um profissional específico para a tarefa.

 

2-  Palestra

Esse evento pode servir tanto para apresentar temas relevantes para os funcionários de uma mesma área, como Palestras sobre as novas regras da CLT para a área de RH, tanto para abordar questões relevantes para a sociedade como um todo, como práticas sustentáveis e igualdade de gênero.

Em ambas as intenções da palestra, antes de se preocupar com o coffe break, por exemplo, o importante é focar na qualidade do palestrante. Por isso, pesquise bem o profissional que será contratado para essa função, e escolha um ambiente clean, sem distrações, que mantenha o foco na apresentação.

 

3- Conferência

Mais formal que uma palestra, a conferência também conta com um especialista no assunto para expor um assunto, mas inclui também a presença de um presidente de mesa para conduzir a apresentação e responde apenas às perguntas feitas anteriormente pela plateia, por escrito.

 

4- Workshop

Apesar de parecer muito parecido com o curso, um evento como o de Workshop precisa de um pouco mais de planejamento, já que engloba a prática além da teoria. Por isso mesmo, precisa ser planejado para um público específico.

 

5- Seminário

Esse tipo de reunião de profissionais busca discutir um assunto de maneira profunda e inclui uma série de conferências e atividades, que funcionam como um workshop. Dessa maneira podem ser eventos mais complexos para organizar.

Os seminários geralmente são realizados em um local externo e o ideal é que tenha diferentes palestrantes, abordando questões relacionadas ao tema principal. Também é possível que os próprios funcionários realizem seminários, promovidos por sindicatos, por exemplo.

Por ter uma duração maior, os seminários geralmente ocorrem em ambientes fora da empresa, como hotéis e buffets, que já fornecem a alimentação e tem recursos como data show e estacionamento próprio.

 

6- Feira

Feiras e exposições são grandes eventos que unem diversas empresas, palestrantes e profissionais de várias posições hierárquicas e áreas correlatas ao tema principal, ou até aberto a qualquer público, como a ComicCon.

O objetivo desse tipo de evento é tornar seus negócios conhecidos e se aproximar mais do público-alvo ou movimentar um determinado setor como por exemplo, as feiras de livros que movimentam o setor editorial.

Os estandes devem ser atrativos e confortáveis para conseguir atrair clientes e encorajar negócios. Outra coisa importante é a distribuição de material de comunicação e brindes para os visitantes do seu estande.

 

7 – Cerimônia

As cerimônias podem ser realizadas por motivos como destacar os melhores funcionários de cada setor, premiar os melhores trabalhos, empossar uma nova diretoria, comemorar a inauguração de um novo escritório e até uma despedida de aposentadoria de um funcionário querido.

Esses eventos são cheios de pompa e exigem um planejamento com cuidado especial para a decoração, já que ele vai ficar registrado em fotos e vídeos oficiais e dos próprios convidados.

É preciso também encomendar placas de premiação e troféus, tomando cuidado especial de revisar cada um, para que não hajam erros de grafia ou nos nomes dos premiados.

Por ser um evento formal, é necessário contratar um mestre de cerimônias para conduzir a solenidade.

 

8- Lançamento de produtos

Por ter um objetivo bem específico, esse tipo de evento deve ser mais enxuto, para não cansar o seu público.

Reserve 30 minutos mais ou menos na metade do evento para distribuir um material sobre seu produto e explicar brevemente sobre ele, abrindo espaço ao final para tirar dúvidas dos vendedores e fechar negócios.

Vale a pena investir em brindes exclusivos sobre o lançamento ou do próprio produto. Seus convidados vão adorar!

 

10- Congresso

Esse tipo de evento une várias ações diferentes, como painéis, seminários, workshops e coquetéis. Por esse motivo precisa de um espaço de tamanho médio, que comporte todos esses pequenos eventos de forma organizada.

 

11- Curso

Os cursos podem ser eventos fechados, voltados apenas para seus clientes internos, ou abertos ao público e podem ser pontuais, ou acontecer com certa frequência, organizados em um cronograma anual de temas e assuntos que serão abordados.

Assim como no caso das palestras, o planejamento desse tipo de evento precisa focar principalmente na qualidade do profissional que vai ministrar os cursos.

 

12- Festa de encerramento

Esse tipo de evento é mais informal e mais simples de organizar, como um coquetel em um bar próximo de onde você realizou o seminário ou workshop, ou almoço mais informal com entre os palestrantes.

Esses são os principais tipos de eventos corporativos. Com certeza, um deles é ideal para a sua empresa! Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe e marque um café!


Tags: cerimônia conferência confraternização congresso coquetel curso empresa empresarial evento evento corporativo feira festa de encerramento lançamento de produto palestra seminário tipos de eventos corporativos workshop


Contato Moema
Contato Ibirapuera
Redes Sociais
Aprovado pelo CAES
Desenvolvido por Marketing Chef © 2016.