Blog do Dell'Orso

Fique por dentro de tudo

Como calcular o sucesso do meu evento?

  • por Dell'Orso Buffet
  • novembro 2017

Seu investimento está tendo retorno? Como calcular isso? A gente te ensina!

No nosso último infográfico, você aprendeu a planejar um evento corporativo. Desde a definição dos seus objetivos, passando pelos tipos de eventos – que você pode ler mais sobre aqui  – a duração, orçamento, até chegar a escolha do local, horário e resultado.

Mas, o que seria esse resultado?

Além da sensação de missão cumprida, o sucesso de um evento pode vir de outros fatores mais subjetivos como elogios e agradecimentos da equipe, ou objetivo, como o aumento da sua rede de networking e o retorno sobre o seu investimento.

Agora você deve estar se perguntando: Como posso fazer esse cálculo do meu evento? Usando um indicativo chamado ROI (ou Retorno sobre Investimento, em tradução livre).

Esse indicativo veio originalmente da área de finanças, mas pode ser aplicado em diferentes setores da sua empresa, como campanhas de marketing, estratégias de retenção de clientes, treinamentos de vendas e, é claro, em eventos.

 

O que é o ROI de um evento?

O ROI de um evento é uma somatória de todo o valor investido em etapas como: tempo gasto, organização, planejamento, fornecedores, bebidas, aluguel de espaço, entre outras coisas, sobre o que sua empresa ganhou com a venda de ingressos, ou com o fechamento de novos contratos, por exemplo.

Portanto, esse cálculo depende inteiramente do objetivo que você ou sua empresa tinham em mente no momento do planejamento. Por exemplo, se o objetivo era treinar seus funcionários, não faz sentido realizar esse cálculo com base na venda de ingressos de um workshop interno.

 

Em linhas gerais, essa o ROI é calculado com a seguinte fórmula:

 

ROI= Resultado Financeiro do Evento – Investimento no Evento

__________________________________

Investimento no Evento

 

Ou seja, o lucro do seu investimento dividido pelo custo. Assim, se o resultado for igual a zero, reavalie seu evento ponto por ponto, para descobrir em quais pontos você pode melhorar.

 

Por quê calcular o ROI é importante?

Tudo o que uma empresa faz precisa ser avaliado. É assim que sabemos se aquele produto foi bem recebido no mercado, ou se alguma estratégia de vendas precisa ser mudada.

Ou seja, na prática, essa conta mostra o quanto a empresa ganhou ou perdeu ao investir em qualquer nova ação, ou se vale a pena manter as estratégias antigas ou não.

E isso, claro, também vale para os seus eventos.

 

Como realizar o cálculo de ROI do meu evento?

Agora que você já sabe o que é o ROI, qual a importância dele para o seu evento e como é a fórmula, vamos à prática:

Imagine que a sua empresa investiu R$50 mil em um evento fechado, que tinha como objetivo final vender os ingressos. Ao final, você e sua equipe contabilizaram um retorno de R$250 mil.

Ao aplicar a fórmula do ROI, temos: R$250.000 – R$50.000  / R$50.000. Nesse caso, a resposta final é 4. Portanto, seu retorno foi de 4 vezes o investimento inicial.

Caso o resultado fosse 0, o evento teria custeado as despesas, mas não obteve retorno financeiro. Já os resultados negativos, como você deve imaginar, indicam prejuízo.

O que você achou desse artigo? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe, vamos tomar um café e conversar!

 


Tags: como calcular roi evento corporativo o que é roi roi sucesso sucesso do meu evento


Contato Moema
Contato Ibirapuera
Redes Sociais
Aprovado pelo CAES
Desenvolvido por Marketing Chef © 2016.