Blog do Dell'Orso

Fique por dentro de tudo

5 dicas de dinâmicas de grupo para eventos corporativos

  • por Dell'Orso Buffet
  • setembro 2018

Trabalhar em grupo é fundamental para a motivação e produtividade, o que traz benefícios tanto para a empresa como para seus funcionários. Existem algumas técnicas que favorecem a união entre os membros da equipe e os eventos corporativos são uma ótima oportunidade para aplicá-las.

A competitividade e um clima de tensão são péssimos para o ambiente de trabalho. Quanto mais as pessoas se sentirem à vontade com seus colegas, mais terão prazer em trabalhar. Pensando nisso, porque não propor algumas dinâmicas nos eventos da empresa que favoreçam a integração com o outro e que despertem a empatia? Ficou curioso? Continue lendo esse texto.

1 Dinâmica do desafio

Essa dinâmica mais parece uma antiga brincadeira da infância – batata quente. Peça aos funcionários que façam uma roda e entregue uma caixinha fechada para um deles, que terá que ser passada de mão em mão enquanto toca uma música. Diga a eles que dentro da caixa contém um desafio que terá que ser cumprido pela pessoa que estiver com ela nas mãos quando o som parar.

Em geral, as pessoas passam a caixa para o colega ao lado, rapidinho, para se livrarem do desafio. Quando a música acabar, a pessoa que abrir a caixa vai levar um susto ao encontrar um chocolate. A moral da história é fazer as pessoas refletirem sobre os bons resultados e a grande satisfação que sentimos quando decidimos encarar os desafios de frente.

2 Amigo secreto com descrição

Essa é uma ótima dica, pois em geral as pessoas fazem amigo secreto nas festas de fim de ano. A diferença aqui é aproveitar a ocasião e transformá-la em uma dinâmica. Peça para cada um dos funcionários para fazer uma breve descrição do amigo sorteado, que contenha mais características de sua personalidade e menos físicas, para dificultar um pouco e também enriquecer a atividade.

Dessa forma, cria-se uma oportunidade divertida das pessoas poderem se conhecer melhor. Uma dica é deixar que outros colegas ajudem na descrição à medida que forem descobrindo de quem se trata, deixando para revelar o nome do amigo secreto após ter feito uma descrição sobre ele longa e caprichada.

3 Dinâmica do barco

Essa dinâmica mais se parece com uma brincadeira simples e divertida e o objetivo é trabalhar a comunicação entre as pessoas. Divida os funcionários em grupos e distribua folhas de papel. Cada equipe deverá fazer barquinhos de papel porém sem falar uns com os outros – toda a comunicação deve ser feita por mímica, até que cheguem a um consenso.

Ao final, as equipes mostram seus trabalhos para as outras e discutem sobre as dificuldades de realizar um trabalho sem poder falar e de que forma isso influenciou no resultado.

4 Dinâmica do barbante

Peça aos funcionários que se reúnam em um círculo com pessoas dentro e fora dele. Dê um barbante para um deles e peça que vá entrelaçando os demais até que todos estejam sendo tocados pelo barbante. Quando uma pessoa se mover todos aqueles que sentirem o barbante tocar sua pele, devem se manifestar. Como todos estão entrelaçados, o movimento de um fará repercutir em todos. A moral da história é pensar que nossas atitudes sempre afetam a todos ao nosso redor, o que fortalece o espírito de equipe.

5 Dinâmica do objeto pessoal

Peça a cada participante para levar para a festa um objeto pessoal que tenha um valor emocional. Distribua os objetos entre os participantes, com um sorteio. Cada pessoa terá que descobrir de quem é aquele objeto e o porque é tão importante para aquela pessoa. A dinâmica favorece o contato entre os colaboradores e estimula a responsabilidade e o comprometimento.

Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário e nos conte se tiver outra sugestão de dinâmica.

 



Contato Moema
Contato Ibirapuera
Redes Sociais
Aprovado pelo CAES
Desenvolvido por Marketing Chef © 2016.