Blog do Dell'Orso

Fique por dentro de tudo

Tudo o que você precisa saber sobre a lista de convidados

  • por Dell'Orso Buffet
  • novembro 2018

A lista de convidados costuma ser uma tarefa difícil para os noivos, pois não podem comprometer o orçamento com um grande número de convidados, nem tampouco magoar familiares e amigos ao deixar de convidar alguém.

Organizar a celebração do casamento não é tarefa fácil. São muitos detalhes a serem vistos para que tudo saia perfeito no grande dia!

A lista de convidados costuma ser uma tarefa difícil para os noivos, pois não podem comprometer o orçamento com um grande número de convidados, nem tampouco magoar familiares e amigos ao deixar de convidar alguém.

Embora seja uma das primeiras coisas a se fazer no planejamento da festa, esse é um momento complicado, pois muitas dúvidas surgem na hora de decidir quem convidar. O tamanho da sua lista de convidados depende do tipo de cerimônia, se será uma grande celebração ou um mini wedding, somente para os mais próximos. Se quiser saber como se prevenir de futuros problemas e ficar tranquila em relação a esse ponto, continue lendo esse texto.

A lista de convidados é o primeiro passo no planejamento da festa

Por mais que seja uma difícil tarefa, se você vai se casar precisa fazer uma lista de convidados logo no início dos preparativos. O número de convidados interfere na escolha do local e do buffet, por isso precisa ser feita antes.

A dica é começar pelas pessoas mais próximas – família e amigos queridos. Para ajudar na organização, comece pelo mais velho e vai descendo – avô, tios, primos. Faça uma lista completa, sem medo, com todas as pessoas que você gostaria de convidar.

Caso ela fique gigante e muito além do orçamento disponível, comece cortando parentes distantes, colegas de trabalho, aquelas pessoas que não fazem parte da sua vida. Com a lista feita, lembre de pedir o R.S.V.P. (confirmação de presença) para você ter uma noção de quantas pessoas irão, mesmo que aproximadamente.

O orçamento determina o tamanho da lista

Parece óbvio, mas não custa lembrar – a sua lista deve caber no orçamento – ele que vai determinar o número de pessoas que você vai poder convidar. Depois de ter feito um corte de convidados, confira se, agora, o número condiz com a verba da festa.

A lista deve ser feita pelo casal

Essa é uma dica que vai te poupar tempo e energia, pois quando cada um faz uma lista, ela fica enorme. Escolher quem convidar é uma decisão do casal, e lembrem-se que não é necessário convidar ninguém por obrigação, mas sim, as pessoas que realmente fazem sentido para os dois.

É preciso cautela ao convidar os amigos dos pais

Esse é um ponto delicado, pois a festa de casamento também é um pouquinho dos pais dos noivos e eles vão querer chamar amigos próximos. Para evitar situações desagradáveis, defina limites e estabeleça uma cota de quantos amigos eles podem chamar.

Saiba como se posicionar com os colegas de trabalho

Se esse é um ponto que te preocupa, saiba que você não tem obrigação de convidar todos os seus colegas de trabalho. Convide apenas os mais chegados, aqueles com os quais vocês têm uma relação fora desse ambiente. Mas, se for o seu desejo convidar a todos, a escolha é sua.

Nesse caso, você pode deixar um convite em um quadro no trabalho.

Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre a lista de convidados, capriche no planejamento, dê sequência ao check list e aproveite o grande dia na companhia de pessoas realmente especiais.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais e ajude outros noivos nessa tarefa!



Contato Moema
Contato Ibirapuera
Redes Sociais
Aprovado pelo CAES
Desenvolvido por Marketing Chef © 2016.