Blog do Dell'Orso

Fique por dentro de tudo

Como definir o Dress Code para convidado

  • por Dell'Orso Buffet
  • novembro 2018

Em dúvida sobre como definir o dress code para os convidados do seu casamento?

Em dúvida sobre como definir o dress code para os convidados do seu casamento? Calma, não precisa se apavorar, pois a tarefa é mais simples do que parece.

O traje mais aguardado nesse tipo de cerimônia, sem dúvida, é o da noiva, no entanto os convidados precisam saber o que vestir. O dress code, ou código de vestimenta, deve ser uma escolha dos noivos e se adequar ao estilo da festa. Se você quer acertar, continue lendo o texto.

O que mais influencia na hora de definir o dress code

Em primeiro lugar, você precisa ter decidido sobre a data, horário e local da sua festa, pois esses fatores influenciam na escolha do dress code. Em cerimônias de casamento, o traje  passeio completo é o mais comum e, mesmo que não seja mencionado no convite, é ele que as pessoas esperam e entendem que será o mais adequado.

Por isso, caso o dress code da sua festa seja outro, é elegante avisar aos convidados de  forma sutil e discreta no convite sobre o tipo de roupa que eles devem usar no grande dia. As celebrações estão cada vez mais diversas em estilo e nível de formalidade e é importante que todos compreendam bem como será a sua festa.

Caso você não queira colocar essa especificação no convite, ou seja, definir o traje adequado, pode apenas avisar se ele é formal, informal ou semi formal.

Os tipos de dress code mais usados

Como vimos, o passeio completo é o traje mais tradicional para esse tipo de evento. Os homens vestem terno e gravata e as mulheres, vestidos sofisticados. Ideal para cerimônias à noite.

O traje esporte fino é mais descontraído – as mulheres podem usar vestidos mais curtos e os homens, dispensar a gravata e até o paletó, se quiserem. É ideal para casamentos celebrados durante o dia.

O estilo casual tem um toque a mais de descontração e oferece diversas opções para os homens – que podem vestir calças casuais com camisas e até camisetas e, as mulheres, podem escolher entre um vestido bonito ou uma saia com top, desde que seja uma roupa casual e descontraída. Em geral, é indicado para cerimônias mais intimistas e informais, durante o dia ou à noite.

O traje esporte é mais informal ainda e exige praticidade e conforto.

Dress Code das madrinhas

Se já é difícil decidir o dress code dos convidados, imagine das madrinhas? Aqui, mais uma vez, o que vale é o desejo da noiva e o estilo da cerimônia. Uma regra básica já bem conhecida é evitar o preto para madrinhas. Outra dica legal é cuidar para que o volume do vestido delas não seja maior do que o da noiva.

O dress code é um detalhe essencial para a harmonia da festa. Ninguém quer se vestir inadequadamente num dia tão especial. Por isso algumas atitudes podem ser tomadas para evitar embaraços, como certificar-se sobre o traje adequado e evitar o branco. Arrase na escolha e aproveite o seu grande dia!

E você, tem mais alguma sugestão para definir o dress code para convidados? Deixe seu comentário e conte pra gente!

 



Contato Moema
Contato Ibirapuera
Redes Sociais
Aprovado pelo CAES
Desenvolvido por Marketing Chef © 2016.